Numa bela manhã você acorda e diz: já sei o que serei quando crescer, quero ser um escritor, no entanto, surgem dúvidas, como: o que é um escritor, o que faz, quais são as habilidades exigidas? Eis a minha pretensão, diminuir as dúvidas existentes provocando-o saber cada vez mais sobre novos caminhos sobre “o seu futuro profissional”.
Um escritor armazena e traduz informações, idéias e emoções, ele produz e dissemina a arte que enxerga e/ou imagina na escrita. Como apreciadores de sua arte os editores de livros, revistas, jornais e boletins, agências de propaganda e marketing ( empresas e fabricantes ) serão a fonte de renda e também de inspiração para os escritores, pois cada assunto se direciona especificamente ou não para determinados grupos de leitores.
A prática do escrever é o alicerce de qualquer escritor, por isso quanto antes começar melhor, que tal agora mesmo! Assinar revistas do seu editor, fazer cursos para melhorar suas habilidades, consultar livros sobre o assunto em livrarias e bibliotecas fazem parte deste alicerce. A especialização em uma área e em um grupo de documento se torna essencial para iniciantes por exemplo: se for um bom pai/mãe, escreva artigos para este grupo de leitores em revistas ou em outros suportes.
Contudo, o marketing é tão importante para o sucesso do autor quanto suas habilidades de redação. Portanto pense em se dedicar de 10 a 40% de seu tempo à divulgação de suas idéias a editoras e empresas. As despesas gerais variam de 20 a 45% da receita e incluem suprimentos de escritório, fontes de referência, custos de pesquisa, telefone, correio e impostos.
( baseado no livro, 101 maneiras de ganhar dinheiro trabalhando no fim de semana).